sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cem anos dos nossos 10 x 0!

Alguns fatos se tornam históricos para provar questões definitivas. Os cem anos do primeiro GREnada, não simboliza, só pelo resultado do jogo, a discrepância entre um time e o outro. Este primeiro GREnada tem sua importância, porque foi exatamente no primeiro confronto que já se provou os caminhos opostos que estes dois clubes seguiriam. E não estou falando de títulos, mas de como foram conquistados,
dos motivos da existência de cada um e da ideologia aplicada na busca das conquistas – que um tem e ao outro não importa.
Um, surgiu da união de pessoas que acreditavam que por sua bravura e garra, atingiriam a glória – e genética e ideologicamente passaram esta crença adiante, através do futebol.
O outro, por sua vez, só se afigurava com uma intenção, com uma busca, atingir méritos que não lhe pertenciam, pura e simplesmente para amenizar seu sentimento de inferioridade – e não é que a história realmente, se repete? A megalomania, sempre é a expressão da total falta de crédito a si mesmo.
No primeiro GREnada, o time que fez 10 x 0, criou uma imagem que é a figura do lutador, do não aceitar que as vitórias venham do acaso. Neste GREnada o vencedor, aplicou ao perdedor, o estigma que este carrega ainda hoje na sua personalidade, além dos muitos gols.
É, este confronto tem muito de explicativo, para algumas atitudes que vemos atualmente...
Só nós, GREMISTAS, podemos comemorar este centenário. E por ser tão verdadeiro, comemoraremos incessantemente – sem nos importar as fases de cada um.
O primeiro, o ponto de partida, o chute inicial da nossa superioridade, foi marcado com estes sonoros 10 x 0. E por mais que se tente amenizar esta máxima , os mesmos que tentam enaltecer o deplorável, a mediocridade, não podem nega-la.
Há cem anos o nosso GRÊMIO, aguerrido, bravo, glorioso, já demonstrava a força desta camisa... a força TRICOLOR...
Há cem anos, coroamos nossa alma com o placar incontestável e inegável de 10 x 0.
Esta glória é só nossa!

Ana Vilches

Nenhum comentário:

Postar um comentário