terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Arena de todos?



Pois bem, encontra-se estampada, nos tapumes que circundam a área que, dizem, será a da tal arena do GRÊMIO, a seguinte frase: “O melhor estádio para a melhor torcida.”
Então concluo, facilmente, que a melhor torcida agora é aquela das pipocas, das instalações luxuosas, das áreas Vips, das parcerias influentes, dos jogos ensolarados, ou das noites de resultados óbvios. Sem menosprezar torcedores, digo que sempre pensei e entendi que torcedor que ajuda mesmo o time é aquele aguerrido; que acredita na virada pra cima do Boca, que enfrenta o lodo dos estádios “fificos”, que se for preciso, deixa algumas coisas de lado para colocar sua mensalidade em dia – que poucos de nós não tiveram que lutar por algum conforto, ou até mesmo pelo básico da sobrevivência - que compra os produtos GRÊMIO, mesmo com seus preços exorbitantes. Mas está bem claro que, de acordo com estas representações TRICOLORES que andam por aí, me enganei feio. O bonito agora é elitizar o futebol! É a tendência européia. Pouco importa o amor descomunal dispensado em todos estes anos pelos “loucos” GREMISTAS; pouco importam os desejos e anseios de quem fez a maior campanha de sócios da história do GRÊMIO; pouco importa quem tem a preocupação de passar hereditariamente, não só um time para seu filho torcer, mas uma filosofia, uma cultura que muda toda a personalidade dele. Isto tudo hoje, é puro romantismo! Todas as energias e conchavos devem ser direcionados para a mentira de um estádio de primeiro mundo?!! Nós, que gostamos da simplicidade de tomar uma cerveja ou um vinho, antes dos jogos, passear pelos arredores do OLIMPICO, só com nossas camisetas e bandeiras, nós que queremos torcer no descontrole da banda louca, não somos bem-vindos nesta arena. Definitivamente não será construída para nós, torcedores. Esta arena será um monumento aos shoppings; ao glamour, aos clubes de cavalheiros e suas damas – entendam como quiserem – e a visualização de tudo que descaracteriza o futebol do GRÊMIO. Será a arena da exclusão, da minoria, da mídia colorida e brilhosa. Não há nenhum resquício de intenção para com o torcedor GREMISTA. Não sei se desde o início o projeto se afigurava desta forma, mas parece bem notório que nenhum investidor entra em negócios astronômicos sem visualizar o seu próprio crescimento e não será diferente desta vez. Me preocupo, porque não gosto de me imaginar sem meu GRÊMIO, porque odeio pensar no TRICOLOR jogando para meia dúzia de magnatas disfarçando suas falcatruas na fumaça dos charutos. Para a mídia, eles dizem que os sócios não pagarão mais do que os preços justos por tais acomodações, mas pense bem no significado disto... o que é o preço justo para um investimento de milhões? Caviar pra faminto comprar! Ahhh por favor! Acredite quem quiser... ou quem puder... eu... peço a LARA que nos proteja!

Ana Vilches

2 comentários:

  1. Ana,

    Sensacional o teu texto! Já citei no meu blog o artigo de um sociólogo brasileiro que viveu em Londres e fez um longo relato sobre as consequências da elitização do futebol inglês publicado no site e na revista Piauí.

    Também escrevi sobre aquilo que considero como a impossibilidade de que, daqui a um ano e meio no começo do Gauchão de 2013 (a primeira competição da arena), Porto Alegre vire uma cidade de Primeiro Mundo assim, do nada.

    Já conheço o Cláudio e o Anderson de batermos alguns papos e de trocarmos vários e-mails. Também já encontrei uma vez com o Rogério. O Grêmio do Prata é um movimento importante, que precisa crescer.

    Eu sou do Grêmio Acima de Tudo que, apesar de muitos considerarem retrógrado, jurássico ou elitista, é exatamente o oposto dos rótulos que eles nos dão.

    []'s,
    Hélio

    ResponderExcluir
  2. Bom.sou gremista fanático,de coração,e digo ALTO e claro,que "assistia" os jogos do Gremio para,além de torcer,ver a beleza de festa sem igual que a melhor torcida do RS FAZIA!
    Pois depois de todos os acontecimentos que ocorrem internamente no grupo,ou ex-grupo da Geral,fico muito triste por olhar na tv e ver que lá no canto sagrado do Monumental,onde deveria estar uma quantidade enorme de torcedores com bumbos e trapos,tem apenas poucas pessoas da outra torcida organizada(TJG).
    Estamos perdendos forças no estado,nosso sentimento de torcedor fora do estádio está diminuindo,por que não temos mais a LOUCA BANDA,a banda louca da GERAL,aquela que não corria de nada,que corria os macacos em pleno chiqueiro.Meu sentimento de torcedor diz para nunca,e com toda a certeza,nunca abandonarei meu IMORTAL,mas espero que um dia eu possa ver novamente o brilho da loucura de uma banda que não se entregava para "eles".

    ResponderExcluir